Na CBN João Pessoa de 01 de agosto de 2019, o presidente da Embaixada de Negócios, Paulo Júnior, concedeu de entrevista a apresentadora Patrícia Rocha, sobre o trabalho da Embaixada de Negócios e a sua participação na comitiva nordestina na China no último mês de julho.

Confira o áudio da entrevista na íntegra e a transcrição da segunda parte, que tratou das oportunidades com a China!!!

5’12” – Patrícia Rocha (CBN) – Recentemente, houve uma viagem de uma comitiva da Paraíba, de representantes do setor público e privado do Nordeste à China, na cidade de Shanghai, e a Embaixada esteve lá. Eu queria saber como é que é a sua avaliação sobre a abertura e as possibilidades de negócios entre os empresários chineses e paraibanos.

5’28” – Paulo Junior (Embaixada de Negócios da PB) – Perfeito. Primeiro pra falar de China, me permita aqui fazer um agradecimento à Consul Geral da China no Recife, a Sra. Yan Yuqing, ao Cônsul Comercial, Mr. Shao Weitong, à Vice-Cônsul, Isabela e nosso parceiro lá na China, Mr. Ernest, que me disse estar ouvindo pela internet.
Na verdade, essa missão eu classifico como surreal porque foi um movimento e um convite feito à Embaixada, que teve a honra de ser a única entidade empresarial convidada para integrar essa comitiva em que tinha representantes do governo da Paraíba, de Pernambuco como o Secretário de Desenvolvimento, do Rio Grande do Norte, Maranhão, enfim, e nós tivemos oportunidade de vermos uma China como, talvez, nunca tínhamos visto. Eu já fui à China algumas vezes, a gente faz as missões empresariais à Canton Fair, anualmente, e eu pensava que conhecia a China, Patrícia.
Lá nós tivemos oportunidades de aprender sobre todo o sistema de governança do país, inovação, tecnologia e como eles querem fazer negócios com o Brasil, em especial, o Nordeste. Chama a atenção porque foi a primeira vez que um Seminário Comercial como este foi feito especificamente para um país e, exclusivamente, para uma região deste país, no caso o nordeste. Daí você vê a grande possibilidade para que o empresário brasileiro, em especial o paraibano, deve se antenar, não só olhar para as dificuldades locais, mas para as possibilidades inúmeras diante de um país que quer comprar.
A gente fala em China e imagina só importar de lá, trazer coisas…mas eles estão com uma necessidade enorme de comprar e isso abre oportunidades pra gente se capacitar para vender…vai desde pescados, escamas de tilápias, tecnologia, troca de informação e uma disposição enorme da China em nos ajudar no desenvolvimento, na infraestrutura, grandes obras.
Eu volto pra sua pergunta [Patrícia], porque o pequeno [empresário] deve ouvir e falar: “não é pra mim, né?”. É por isso que a Embaixada também fez este esforço e esteve lá representando, procurando, abrindo espaço e existe. Conversamos com uma Associação irmã, na cidade de Jinhua com empresários locais… da necessidade, inclusive o apoio para o desenvolvimento de novos negócios e de comprar…frutas secas, alimentos, café ou também calçados, a Paraíba é muito forte em calçados e existe mercado. A boa notícia é: tem um mundo de oportunidades! A gente precisa se capacitar, buscar informações e estar aberto para o novo para não ficar só enxergando problema.

8’44” – Patrícia Rocha (CBN) – E aí este caminho para o empresário, pra esses investimentos é através da Embaixada, né? Como é que os empresários podem fazer para ter acesso, pra gente ter um serviço para oferecer aos empresários que estão nos ouvindo agora?

9’02” – Paulo Junior (Embaixada de Negócios da PB) – De maneira bem objetiva, ao se associar o empresário ganha mais informações do desenvolvimento do negócio no dia-a-dia, na preparação e isso envolve planejamento, envolve também governança corporativa para pequenos empresários, mas nós temos missões empresariais. Em outubro agora, estamos indo com um grupo, no dia 09 de outubro pra – e até um pouquinho mais diferente, colocando mais conteúdo de inovação e tecnologia – estamos indo para a Canton Fair, a maior feira multissetorial da China e lá o empresário pode ir desde – se não trouxer uma máquina, a gente brinca, traga uma boa ideia – porque nós estamos precisando e oportunidade de conhecer este ambiente de negócios pra desenvolver o nosso dia-a-dia.
9’54” – Patrícia Rocha (CBN) – Só repetindo então o site: www.embaixadadenegocios.com.br, é isso?
9’56” – Paulo Junior (Embaixada de Negócios da PB) – Exatamente. Estamos à disposição.
9’58” – Patrícia Rocha (CBN) – Pois, Presidente, muito obrigada. Prazer em recebê-lo. Sucesso neste novo projeto. Até a próxima!