Centro de informações sobre o Covid-19 (Corona vírus) na Paraíba

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Loading RSS Feed
CONSULTA RÁPIDA
Telefones, links e mais

Telefones

  • DISK SAÚDE SUS: 136
  • PLANTÃO DE DÚVIDAS: (83) 99146-9790
    Governo do Estado da Paraíba
  • Central de Orientação Covid-19: (83) 3218-9214
    Prefeitura de João Pessoa

App Coronavírus-SUS

Prevenção

PERGUNTAS FREQUENTES
Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade.Ela causa uma infecção pulmonar. Nos casos mais leves, porém, parece um resfriado comum ou uma gripe leve.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre E
  • Tosse OU
  • Dificuldade para respirar
  • Entre outros sintomas gripais

Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

Campanha

AJUDE A PARAÍBA A VENCER O CORONAVÍRUS
Sabemos que muitos empresários estão preocupados com os impactos que o CORONA VÍRUS trará aos seus negócios, mas acreditamos que entramos num momento de união, solidariedade, oração e ação para que o Estado da Paraíba enfrente mais este desafio. Por isso, em parceria com as entidades abaixo, criamos esse crowdfunding para que juntos, toda a sociedade civil organizada, possamos ajudar, NA PRÁTICA, na compra de insumos para a realização de exames nos laboratórios que estão sendo montados na UFPB e respiradores pulmonares para serem doados a rede especializada do nosso Estado para ajudar no combate à essa pandemia. Com seriedade, responsabilidade e serenidade, venceremos!

Resultado

Arrecadado: R$ 36.217,06de

Meta: R$ 737.000,00

Atualizado até 05/08/2020 13:08

Palavra dos apoiadores

Assinam:

▪Associação Empresarial Embaixada de Negócios da Paraíba (CNPJ 32.769.719/0001-88)

▪Sociedade Paraibana de Tisiologia e Pneumologia (CNPJ 35.506.997/0001-30)

▪Associação Forum das Mulheres de Negócios (CNPJ 22.606.361/0001-19)

▪ASCOM – Associação Comercial da Paraíba (CNPJ 08.668.055/0001-86)

▪ABAV-PB – Associação Brasileira de Agências de Viagens – Paraíba (CNPJ 09.260.472/0001-58)

▪CDL João Pessoa (Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa) (CNPJ 09.117.631/0001-60)

▪Fundação Cidade Viva (CNPJ 09.491.298/0001-54)

Apoio:

Esta ação é apoiada pela Comissão de Enfretamento ao Coronavírus da UFPB no processo de organização de dois Laboratórios para a realização dos exames laboratoriais para confirmação do Coronavírus.  A comissão é composta por:

▪Prof Dr Eduardo Sérgio S. Sousa (Diretor do Centro de Ciências Médicas)

▪Prof Dr João Euclides (Diretor do Centro de Ciências da Saúde)

▪Responsáveis Técnicos, por ordem alfabética:

▪Prof Dr Bruno Galvão (Biomédico e Doutor em Medicina Tropical, com experiência em Biossegurança e Microbiologia)

▪Profª Dra Cristina Wide Pisseti (Biomédica e Doutora em Patologia Clínica, com experiência em genotipagem e em real time, na plataforma Step one plus)

▪Profª Dra Darlene Camati Persuhn ( Farmacêutica Bioquímica, Doutora em Bioquímica com tese na área Molecular, com experiência em técnicas moleculares de genotipagem)

▪Profª Dra Eloiza Helena Campana (Farmacêutica-Bioquímica, Doutora em Ciências da Saúde, com experiência em epidemiologia de doenças infecciosas, diagnóstico molecular e bioinformática)

▪Prof Dr João Felipe  (Farmacêutico-bioquimico, Doutor em Ciências da Saúde, com experiência em diagnostico molecular de Vírus Respiratórios e PCR em tempo real e convencional)

▪Profª Dr Marília Gabriela (Bióloga, Doutora em Medicina Tropical, Pós-doutorado em biologia molecular e bio proteômica)

▪Prof. Dr Vinicius Pietta (Biomédico, Doutor em Ciências da Saúde : epidemiologia e métodos diagnósticos. Com experiência em identificação de microrganismos por métodos moleculares.

▪Prof. Dr. Wallace Felipe Blohem Pessoa (Biomédico, mestre e doutor em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, experiente em microbiologia, cultivo celular, proteômica e técnicas sorológicas)

CARTA DE SUGESTÃO AO ENFRENTAMENTO DA CRISE (COVID19)
A Embaixada de Negócios da Paraíba se manifesta através de um documento, direcionado aos representantes de todas as esferas governamentais, sugerindo ações e medidas que visem apoiar a classe empresarial neste difícil momento que vivemos em face da pandemia de COVID-19.